carregando

Descrição:

E lá se vão trinta e cacetada anos que o Céu da Boca no seu 2º LP “Baratotal” gravou “Cheiro do povo”, um frevo curioso com uma letra mais curiosa ainda de um pernambucano promissor chamado Lula Queiroga. Esse frevo descrevia uma madame no carnaval beijando uma Coca-Cola aparecendo na Rede Globo de televisão dizendo “I love you pobreza do Brasil”. Muito atual, né? Pauleira se encantou com música e letra e fez um arranjo vocal metido a futurista com direito a um intermezzo contemporâneo que repetia mil vezes “Pobreza do Brasil”. Gravado em incríveis 16 canais e lançado pela antiga Polygram o LP com essa música passou despercebida por público e crítica como tantas neste mundo injusto.

 

Lula Queiroga morou aqui no Rio por uns 10 anos passando sufoco, muito comum entre os grandes e inovadores músicos/compositores/poetas. Nesse tempo fez dupla com Lenine e lançou o seminal “Baque solto”, disco referência na carreira de ambos. Pauleira participou tocando teclados das bandas de apoio tanto de Lenine (Ilusão de ética) quanto de Lula (Os impressionantes) e se fez cúmplice dessa, então, nova onda nordestina. Lula Queiroga e Os Impressionantes montaram um show surpreendente e instigante, anos luz à frente do pop dos anos 80 que, claro, passou despercebido pelo grande público.

 

Lula volta pro Recife, monta produtora de publicidade com muito sucesso e finalmente, a partir de 2004, lança 5 (cinco) CDs autorais simplesmente antológicos mantendo a pegada roquenrow e a poética pernambucana universal que sempre cultivou. Foi gravado por, entre outros, Elba, Ney Matogrosso, Roberta Sá, Milton Nascimento, O Rappa e Lenine com suas brilhantes parcerias. Por essas e outras quando se abre a possibilidade de fazer o “Gabinete do Dr Pauleira” no grande Blue Note o nome Lula Queiroga surge naturalmente como participação, fazendo parte orgânica do que Pauleira batizou de “Hard MPB”. A MPB com pegada e vibração poética condizente com os tempos sombrios que vivemos. A MPB libertária e transformadora que tanto precisamos.

 

O GABINETE

O formato do “O Gabinete do Dr. Pauleira”, na versão #1, foi estreado no saudoso Bar Semente em 20 de dezembro de 2016 com vistas ao lançamento do CD “Segundo Pauleira” abrindo sempre a possibilidade de canjas, convidados e atrações diversas.

Sessões:

;