carregando

Equale

16 anos

Venda em andamento

Descrição:

Privilegiando a voz como instrumento principal, o Grupo Vocal Equale se debruça sobre a obra de Dorival Caymmi para lançar o CD Na Praia de Caymmi, que conta com as participações especiais de Joyce Moreno, Danilo Caymmi e Serjão Loroza.

Contribuindo para o resgate e a manutenção de nossas riquezas culturais, o repertório do álbum ressalta a relevância histórica e musical de um de nossos mais brilhantes compositores, contemplando as principais vertentes de sua obra através de arranjos vocais inéditos e exclusivos.

O projeto Equale na Praia de Caymmi mescla clássicos da música brasileira – Pescaria, O que que a Baiana teme Retirantes- com músicas pouco conhecidas - Horase Canto de Nanã. “Noite de Temporal” e “O Bem do Mar” marcam um estilo de composição único inventado por Caymmi: as canções praieiras. Já “Só Louco” revolucionou o samba canção e serviu de inspiração para a Bossa Nova que estava por vir. O samba de roda “O que é que a baiana tem?” ajudou a tornar o samba e a música popular brasileira mundialmente  conhecidos. 

Os elaborados arranjos interpretados pelo Equale foram especialmente escritos por três  talentosos arranjadores, integrantes do grupo: André Protasio, Flavio Mendes e Dalton Coelho. executados à cappella ou com acompanhamento instrumental de percussão, violão e baixo acústico, os arranjos foram concebidos em diversos formatos desde uníssonos, solos e duetos, até 8 vozes.

Junto às belas vozes há também um trabalho de direção de movimento que costura o  repertório do show. Este formato não só diferencia o grupo do coral tradicional e de grande parte dos grupos vocais brasileiros, como também cria recursos sonoros e cênicos, características que tornaram o Equale uma importante referência no meio vocal.

Formado na década de 90, o grupo sempre se destacou pela originalidade na interpretação da Música Popular Brasileira, contemplando em seu repertório novos compositores e os consagrados Tom Jobim, João Bosco, Lenine, Gilberto Gil e Milton Nascimento. Se apresentou em importantes palcos, como CCBB RJ e SP, Teatro Municipal de Niterói, Sala Funarte, além de premiado em Concursos e Festivais de música vocal no Brasil e na Espanha.

Em 2000 lançou o CD “Equale no Expresso Gil” (Albatroz), somente com músicas de Gilberto Gil. O segundo CD do grupoUm gosto de sol foi lançado em 2004 e homenageou a singular música mineira de Milton Nascimento. O álbum contou com participações especiais de Danilo Caymmi e do próprio Milton Nascimento, que declarou: “É o melhor CD de música vocal que eu já ouvi”. Os dois CDs foram muito bem recebidos pela crítica especializada. 

Depois de uma pausa, o grupo retomou suas atividades para dar início à pesquisa que resultou  nesta linda homenagem a Dorival Caymmi.

Sessões:

;