carregando

Descrição:

Zeca Baleiro nasceu em 11 de abril de 1966 em São Luís do Maranhão. Começou a carreira participando de festivais e compondo música para teatro infantil nos anos 80.

Seu primeiro disco, Por Onde Andará Stephen Fry?, foi lançado em 1997. O cd, com sua mistura de ritmos e referências musicais diversas, canções líricas e a verve afiada de humor e ironia, foi recebido com entusiasmo por público e imprensa. 

Ao longo destes vinte anos, lançou dez discos de estúdio, cinco cds ao vivo, nove dvds e vários projetos especiais, em que se destacam o disco em parceria com a poeta Hilda Hilst, Ode descontínua e remota para flauta e oboé – de Ariana para Dionísio; Café no Bule, cd em parceria com Paulo Lepetit e Naná Vasconcelos; e Zoró, projeto para crianças que inclui o cd  Zoró, um aplicativo e o dvd de animações A Viagem da Família Zoró. Também comandou o programa de tv Baile do Baleiro, que estreou em 2016 no Canal Brasil e terá nova temporada em breve.

Como produtor, realizou outros 21 álbuns de artistas diversos, como Sérgio Sampaio (Cruel), Antonio Vieira (O Samba é Bom), Vanusa (Vanusa Santos Flores), Odair José (Praça Tiradentes), Wado (O Ano da Serpente) e o angolano Filipe Mukenga (Nós Somos Nós). Há dez anos mantém o selo Saravá Discos, por onde tem lançado discos de perfil alternativo.

Artista multifacetado, Zeca Baleiro vem se dedicando também à literatura e ao teatro (tem quatro livros lançados e é autor de duas peças). Compôs trilhas para dança (Mãe Gentil, Bicho Solto Buriti Bravo, Cubo e Geraldas e Avencas), teatro (Lampião e Lancelote e Roque Santeiro) e cinema (Carmo e Oração do Amor Selvagem).

Excursionou por vários países da Europa (Bélgica, Alemanha, França, Itália, Portugal,  Espanha e Suiça), África (Cabo Verde e Angola) e América do Sul (Argentina e Uruguai). Tem álbuns editados em Portugal, Espanha, Argentina e França. 

Com melodias de apelo popular, arranjos elaborados e poesia em alta voltagem, Baleiro tem apresentado sua espirituosa visão de mundo em canções, álbuns e shows originais nestes 20 anos de carreira discográfica, que celebrará com o lançamento de vários discos – de duetos, acervo ao vivo, sobras de estúdio e inéditas.


;