carregando

Descrição:

OS BOSSA NOVA – JOÃO DONATO, CARLOS LYRA, MARCOS VALLE E ROBERTO MENESCAL 

Os quatro compositores que fazem parte do momento cultural que floresceu no Rio de Janeiro no final da década de 50 e se espalhou pelo Brasil, entrou nos EUA com o Concerto do Carnegie Hall em 62 e ganhou o mundo, se juntaram para celebrar 60 anos com o show “Os Bossa Nova”. 

Nascida como a música típica da Zona Sul do Rio de janeiro, porque era aqui que se encontravam os jovens pretensos compositores – vindos de várias partes do Brasil - que bem antes de Tom Jobim, Vinicius de Moraes e João Gilberto entrarem em cena, se encontravam para trocar ideias musicais nos bares, residências e praias da Zona Sul carioca buscando uma música que os representasse.

Em uma de suas primeiras apresentações, no Clube Hebraica, Carlos Lyra, Sylvia Telles, Roberto Menescal e Luiz Eça, foram batizados de "Os Bossa Nova" porque o diretor cultural do Clube não sabia como os chamar. Eles gostaram do termo e começaram a intitular de Bossa Nova aquilo que faziam.

De lá pra cá, muitas lendas foram criadas, a Bossa Nova ganhou vários pais e nenhuma mãe, mas indiscutivelmente se fez ouvir no mundo e só assim se firmou no contexto nacional.

Neste show, além de alguns de seus clássicos, Donato, Carlos Lyra, Marcos Valle e Menescal mostram um vasto e novo repertório de parcerias entre eles e de músicas instrumentais que provam que a Bossa Nova é muito mais que um samba sofisticado. É uma música com toda a cor desse Brasil imenso, com vários sotaques e diferentes personalidades e unida pela criteriosa e sofisticada melodia, harmonia e interpretação.

Sessões:

;